Detalhes curiosos

     Em geral, os fabricantes de motos (e não só), quando fazem um novo lançamento procuram sempre surpreender pela originalidade. É evidente que a maior aposta foca-se nas linhas gerais, na estética e no motor. Mas onde às vezes mais me surpreende e me dá um certo gozo, é descobrir pequenos detalhes onde menos se espera, como ao levantar o assento ou ao abastecer gasolina.

Existe um capítulo a discriminar as diferenças entre as versões A e B e até bem interessantes mas existem mais, algumas delas escondidas. Estes pequenos detalhes também poderão servir àqueles que estão a restaurar uma CX, poderem saber aquilo que lhes pode faltar para ter a máquina o mais completa possível.

1. Caixa de fusíveis

A caixa de fusíveis situa-se mesmo na nossa linha de vista quando estamos a conduzir, imediatamente abaixo da chave de ignição. Para retirar a tampa de alumínio decorada com a designação da marca da moto em alto relevo, desaparafusam-se dois parafusos em cruz. Aí encontramos 1 fusível de 20 A e 2 de 10 A, o primeiro para proteger o farol à frente e os outros para protegerem o farol traseiro e a iluminação do painel de instrumentos.


Caixa dos fusíveis fechada e aberta
2.  Peça-guia

As duas pequenas peças metálicas cromadas que se podem encontrar, uma de cada lado da roda da frente,  fixadas em conjunto com o guarda-lamas, em cada uma das suspensões. Nem sabia bem como lhes havia de chamar, e ainda menos para que servem. Quem souber, agradeço que me informe.
A peça-guia vista pelo lado de fora e pelo lado de dentro da roda
 

3.  Botão para arranque a frio

Não tem nada de especial, para além de que se situa junto ao quadro de instrumentos. Apenas destaco o facto de "estar à mão" coisa que motos bem mais recentes não possuíam essa facilidade (tinha o dispositivo junto ao carburador).
 

4. Tampão de gasolina

Ao levantarmos a tampa com fecho, onde já vimos que foi modificado o seu fecho na versão posterior, temos um tampão com rosca em latão com corte à moda antiga. Ao o retirarmos, para que possamos libertar as mãos para abastecer, o mesmo fica preso por meio de uma corrente com um arame em aço em forma de V na sua extremidade, que fica fixado no bocal do interior do depósito.
 

5. Capa protectora

Por debaixo do depósito de gasolina, tem fixado a este uma cobertura em borracha com cerca de 8 mm de espessura, que o protege do calor do motor e das vibrações.
Secção inferior do depósito. A cobertura é o que está a negro
 

6. Pega do passageiro

Nenhuma das motos que restaurei trazia a pega do passageiro de origem e por isso em ambos casos teve que ser feito uma nova de forma artesanal, pois é muito difícil arranjar um original.

Trata-se de uma verga de 2 cm de diâmetro, que inicia junto a um dos amortecedores traseiros, envolve o assento e acaba junto ao outro amortecedor. Tem em si fixado do lado esquerdo um pequeno fecho para prender o capacete ou outro objecto (abre-se com a chave de ignição) e os dois piscas traseiros.
 

7. Caixa das ferramentas

Encontra-se na parte traseira por detrás do farol traseiro, acedendo-se a ela retirando o assento. Não consegui até à data arranjar o kit original das ferramentas.
 

 8. Protecção dos cilindros contra quedas

É um acessório de origem francesa que já vinha com a CX500 B e acaba por reforçar a estética robusta da CX e claro proteje-a contra quedas. No caso especifico cumpriu bem a sua função, pois vinha todo esmurrado do lado esquerdo. Só recentemente o mandei cromar, por ser a peças maior e implicitamente, a mais cara.
 

9. Protectores/embelezadores dos escapes

Entre os colectores de escape que saem dos cilindros e os tubos de escape, existe uma câmara que reune os dois colectores e depois dá seguimento para os dois silenciadores.

Essa porção que aflora para cada um dos lados da moto e ainda as respectivas uniões e abraçadeiras que ligam com as outras partes, resulta inestético e situa-se numa zona perto dos pés do condutor que convém proteger. Por isso a Honda colocou umas chapas cromadas que estão aparafusadas a esse bloco de câmara de gases.

A versão A trazia estas chapas, mas na versão B faltavam (por culpa do estraga-a-tábua). Primeiro foram feitas umas de forma artesanal e depois consegui comprar umas no ebay pela módica quantia de 18,33€. Ttive que as mandar reparar e cromar, mas valeu a pena porque ficaram perfeitas e dão muita beleza à moto.


10. Logotipos e símbolos
As motos clássicas são mais artísticas na sua decoração do que as actuais e também era mais profusas na apresentação de símbolos e logotipos. A Honda CX500 não é excepção e porque acho ser digno de apresentação,  apresento os vários logos e símbolos.


1 comentário:

  1. Nunca reparei nessa peça guia, vou ver se a minha também tem, o kit de ferramentas tem.
    Depois digo alguma coisa.

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