Existe um
capítulo a discriminar as diferenças entre as versões A e B e até bem interessantes
mas existem mais, algumas delas escondidas. Estes pequenos detalhes também
poderão servir àqueles que estão a restaurar uma CX, poderem saber aquilo que
lhes pode faltar para ter a máquina o mais completa possível.
1. Caixa
de fusíveis
A caixa de
fusíveis situa-se mesmo na nossa linha de vista quando estamos a conduzir, imediatamente
abaixo da chave de ignição. Para retirar a tampa de alumínio decorada com a
designação da marca da moto em alto relevo, desaparafusam-se dois parafusos em
cruz. Aí encontramos 1 fusível de 20 A e 2 de 10 A, o primeiro para proteger o
farol à frente e os outros para protegerem o farol traseiro e a iluminação do
painel de instrumentos.
Caixa dos fusíveis fechada e aberta |
2. Peça-guia
As duas
pequenas peças metálicas cromadas que se podem encontrar, uma de cada lado da
roda da frente, fixadas em conjunto com
o guarda-lamas, em cada uma das suspensões. Nem sabia bem como lhes havia de chamar,
e ainda menos para que servem. Quem souber, agradeço que me informe.
A peça-guia vista pelo lado de fora e pelo lado de dentro da roda |
3. Botão
para arranque a frio
Não tem nada
de especial, para além de que se situa junto ao quadro de instrumentos. Apenas
destaco o facto de "estar à mão" coisa que motos bem mais recentes
não possuíam essa facilidade (tinha o dispositivo junto ao carburador).
4. Tampão
de gasolina
Ao levantarmos
a tampa com fecho, onde já vimos que foi modificado o seu fecho na versão
posterior, temos um tampão com rosca em latão com corte à moda antiga. Ao o retirarmos,
para que possamos libertar as mãos para abastecer, o mesmo fica preso por meio
de uma corrente com um arame em aço em forma de V na sua extremidade, que fica
fixado no bocal do interior do depósito.
5. Capa
protectora
Por debaixo do
depósito de gasolina, tem fixado a este uma cobertura em borracha com cerca de
8 mm de espessura, que o protege do calor do motor e das vibrações.
Secção inferior do depósito. A cobertura é o que está a negro |
6. Pega
do passageiro
Nenhuma das
motos que restaurei trazia a pega do passageiro de origem e por isso em ambos
casos teve que ser feito uma nova de forma artesanal, pois é muito difícil
arranjar um original.
Trata-se de
uma verga de 2 cm de diâmetro, que inicia junto a um dos amortecedores
traseiros, envolve o assento e acaba junto ao outro amortecedor. Tem em si
fixado do lado esquerdo um pequeno fecho para prender o capacete ou outro
objecto (abre-se com a chave de ignição) e os dois piscas traseiros.
7. Caixa
das ferramentas
Encontra-se na
parte traseira por detrás do farol traseiro, acedendo-se a ela retirando o
assento. Não consegui até à data arranjar o kit original das ferramentas.
É um acessório
de origem francesa que já vinha com a CX500 B e acaba por reforçar a estética
robusta da CX e claro proteje-a contra quedas. No caso especifico cumpriu bem a
sua função, pois vinha todo esmurrado do lado esquerdo. Só recentemente o
mandei cromar, por ser a peças maior e implicitamente, a mais cara.
9. Protectores/embelezadores
dos escapes
Entre os
colectores de escape que saem dos cilindros e os tubos de escape, existe uma
câmara que reune os dois colectores e depois dá seguimento para os dois
silenciadores.
Essa porção
que aflora para cada um dos lados da moto e ainda as respectivas uniões e
abraçadeiras que ligam com as outras partes, resulta inestético e situa-se numa
zona perto dos pés do condutor que convém proteger. Por isso a Honda colocou umas
chapas cromadas que estão aparafusadas a esse bloco de câmara de gases.
A versão A
trazia estas chapas, mas na versão B faltavam (por culpa do estraga-a-tábua). Primeiro
foram feitas umas de forma artesanal e depois consegui comprar umas no ebay
pela módica quantia de 18,33€. Ttive que as mandar reparar e cromar, mas valeu
a pena porque ficaram perfeitas e dão muita beleza à moto.
10. Logotipos
e símbolos
As motos
clássicas são mais artísticas na sua decoração do que as actuais e também era
mais profusas na apresentação de símbolos e logotipos. A Honda CX500 não é
excepção e porque acho ser digno de apresentação, apresento os vários logos e símbolos.
Nunca reparei nessa peça guia, vou ver se a minha também tem, o kit de ferramentas tem.
ResponderEliminarDepois digo alguma coisa.