Sendo as
versões A e B do motor de 496 cc, aquelas que mais nos interessa para este tema,
passo a descrever, acompanhado por imagens, as diferenças que resultam mais
significativas:
1. A versão B passa a ter um pequeno vidro
pára-brisas fumado, o qual acaba por resultar bastante útil, pois a carenagem
do farol da versão A conduz o ar para baixo do capacete, o que resulta
desagradável, em especial quando está frio. O pequeno logotipo a dizer
"Honda" desaparece e passa a constar em relevo no vidro, que não é observável nesta unidade por o vidro não ser de origem.
2. A buzina instalada por baixo da carenagem
do farol passou a ser maior, de cor de latão polido na sua parte central, passa
a ser de cor preta.
3. A carenagem do radiador sendo de plástico
com um reflector de cada lado, passou a ser metálica em alumínio polido com o
logo "Honda". Penso que nos EUA as motos continuaram a ter o
reflector por imposição legislativa.
4. O fecho de travamento da direcção deixou
de ser feito na coluna de direcção e passou a ser na ignição.
5. A tampa de acesso ao tampão de gasolina na
versão A possui um fecho em plástico, passando na versão B a ter uma fechadura metálica,
accionada pela chave de ignição.
6. O depósito de óleo do travão da frente, de
formato cilíndrico, passou a ter um formato rectangular e a manete mais
ergonómica.
7. As manetes, sendo de alumínio polido na
versão A, na versão B passaram a ser de cor preta.
8. O motor passou a ter uma conduta (tubo)
com ligação à caixa do filtro de ar, para libertação dos gases
9. A parte superior da capa do assento passou
a ter um novo desenho.
10. Os aros das rodas DID mantiveram-se em
alumínio, mas os raios deixaram de ser de aço estampado e passaram a ser também
de alumínio, com diferente corte. As pequenas tampas com a sigla
"Honda" que cobriam os rebites desapareceram. A cor passou de cinza
claro a preto. Esta mudança só se concretizou nas unidades que foram comercializadas no ano de 1981.
11. As aletas de refrigeração do travão de tambor
passaram a ser em maior número e de cor preta.
12. O grupo cónico da transmissão final de cor
branca, passou a ter cor cinza metalizada.
13. Os apoios dos pés do passageiro, de cor de
aço polido, passou a ser de cor preta. A secção do apoio sendo quadrada, passou
a ser redonda.
14. As hastes dos suportes dos piscas traseiros
passaram a ser mais curtos. No modelo A que tenho em minha posse não tem os
extensores conforme os de origem, são iguais aos da B, que esteticamente são
mais agradáveis e não são tão vulneráveis em caso de queda. Esta diferença não é regra em todo o mundo, devendo ter-se adaptado às normas vigentes de cada país. Por exemplo, numa imagem do folheto publicitário da versão B de 1981 (deve ser a que saiu para os EUA devido a ter o reflector na carenagem do radiador), está com as hastes compridas da versão A.
15. A campânula do carburador deixou de ser
polida (não consegui detectar essa diferença nas versões que tenho na minha
posse e em carburadores que tenho como peças sobressalentes.
16. A versão A foi-me entregue com uma espécie
de acessório, uma extensão do guarda lamas traseiro em plástico não pintado.
Não sei se vinha de série com a moto ou se foi comprado como acessório. Como a
versão B não o tem, prefiro pensar que deixou de estar disponível com o
lançamento da versão B, mas tenho dúvidas.
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