Diferenças versão A - B


Sendo as versões A e B do motor de 496 cc, aquelas que mais nos interessa para este tema, passo a descrever, acompanhado por imagens, as diferenças que resultam mais significativas:

1.      A versão B passa a ter um pequeno vidro pára-brisas fumado, o qual acaba por resultar bastante útil, pois a carenagem do farol da versão A conduz o ar para baixo do capacete, o que resulta desagradável, em especial quando está frio. O pequeno logotipo a dizer "Honda" desaparece e passa a constar em relevo no vidro, que não é observável nesta unidade por o vidro não ser de origem.
 


2.      A buzina instalada por baixo da carenagem do farol passou a ser maior, de cor de latão polido na sua parte central, passa a ser de cor preta.
 


3.      A carenagem do radiador sendo de plástico com um reflector de cada lado, passou a ser metálica em alumínio polido com o logo "Honda". Penso que nos EUA as motos continuaram a ter o reflector por imposição legislativa.
 


4.      O fecho de travamento da direcção deixou de ser feito na coluna de direcção e passou a ser na ignição.
 


5.      A tampa de acesso ao tampão de gasolina na versão A possui um fecho em plástico, passando na versão B a ter uma fechadura metálica, accionada pela chave de ignição.

 
6.      O depósito de óleo do travão da frente, de formato cilíndrico, passou a ter um formato rectangular e a manete mais ergonómica.
 


7.      As manetes, sendo de alumínio polido na versão A, na versão B passaram a ser de cor preta.
 


8.      O motor passou a ter uma conduta (tubo) com ligação à caixa do filtro de ar, para libertação dos gases

 
9.      A parte superior da capa do assento passou a ter um novo desenho.
 


10.   Os aros das rodas DID mantiveram-se em alumínio, mas os raios deixaram de ser de aço estampado e passaram a ser também de alumínio, com diferente corte. As pequenas tampas com a sigla "Honda" que cobriam os rebites desapareceram. A cor passou de cinza claro a preto. Esta mudança só se concretizou nas unidades que foram comercializadas no ano de 1981.
  


11.   As aletas de refrigeração do travão de tambor passaram a ser em maior número e de cor preta.


 
12.   O grupo cónico da transmissão final de cor branca, passou a ter cor cinza metalizada.
 


13.   Os apoios dos pés do passageiro, de cor de aço polido, passou a ser de cor preta. A secção do apoio sendo quadrada, passou a ser redonda.
 


14.   As hastes dos suportes dos piscas traseiros passaram a ser mais curtos. No modelo A que tenho em minha posse não tem os extensores conforme os de origem, são iguais aos da B, que esteticamente são mais agradáveis e não são tão vulneráveis em caso de queda. Esta diferença não é regra em todo o mundo, devendo ter-se adaptado às normas vigentes de cada país. Por exemplo, numa imagem do folheto publicitário da versão B de 1981 (deve ser a que saiu para os EUA devido a ter o reflector na carenagem do radiador), está com as hastes compridas da versão A.
 


15.   A campânula do carburador deixou de ser polida (não consegui detectar essa diferença nas versões que tenho na minha posse e em carburadores que tenho como peças sobressalentes.
 


16.   A versão A foi-me entregue com uma espécie de acessório, uma extensão do guarda lamas traseiro em plástico não pintado. Não sei se vinha de série com a moto ou se foi comprado como acessório. Como a versão B não o tem, prefiro pensar que deixou de estar disponível com o lançamento da versão B, mas tenho dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário