Restauração e diário de bordo
Depois da
experiência acumulada na restauração da CX500 B, o material sobressalente
comprado com a CX500 C, não consegui resistir à tentação de comprar uma
belíssima CX500 A de 1978 que me apareceu num anúncio na internet, notando-se
pelas fotos que estava muito mais completa que a versão B.
Consegui
ajustar um valor razoável com o seu proprietário, o Sr. César Ferreira de
Loures, por 1.000€, que a estava a vender com desgosto. Tinha-a mandado vir da
Suíça, através de uma amigo. Era a primeira série do modelo, de 1978 e foi
matriculada em Portugal em 19Set95. A pouca sorte começou logo que a recebeu,
pois já trazia uma avaria consigo, tinha os bronzes da cambota gripados. Ainda
passou uns tempos para resolver a avaria e só em 2001, com 62.000 Km, procedeu
à sua rectificação. Findo isso, a pouca sorte não acabou. Continuava a fazer um
ruído estranho, dando sintomas de algo que não estava bem.
A moto foi-se
degradando com o correr dos anos e chegou a um ponto de não retorno: ou era
restaurada ou ia para a sucata e foi nessa altura que decidiu vendê-la. A
transacção foi feita em 28Out09, tinha ela 73.289 Km.
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A moto antes do regresso, com malas |
A moto tinha
um ruído esquisito no funcionamento do motor - tac-tac-tac, e preocupava, pois
coisa boa não devia ser. Sendo um adepto da aventura, resolvi vir nela de
Lisboa a Chaves. Mesmo assim, ao acelerar, ela estirava como se nada fosse, os
pneus estavam quase novos e assim chegou ao destino de forma impecável.
Apesar de
bastante completa em relação à outra, estava mesmo degradada. Precisava muito de
uma pintura geral, tinha os escapes completamente rotos, a direcção tinha uma
folga enorme, as suspensões da frente já quase não tinha óleo, precisavam de
novos vedantes, nova capa do assento… uf! e o pior de tudo, é que tinha que lhe
tirar aquele barulho esquisito e para isso havia que abrir o motor.
A moto tinha
caído ao chão anteriormente e por isso a primeira coisa foi endireitar o
guiador e soldar a manete do travão.
A bomba de
água também não funcionava em condições e foi necessário colocar um vedante, coloquei
escapes novos, uma pega para o passageiro(feita à mão), e uma série de material
vindo da Holanda com tudo o que faltava, incluindo as juntas das várias partes
do motor. Os espelhos retrovisores apesar de ter os dois estavam muito
degradados e eram diferentes; por isso resolvi encomendar uns novos. Resumindo,
só nesta curta etapa gastei 1.100,00€!
Claro que
ainda muito estava para vir.
O depósito
apresentava uma grande amolgadela no flanco direito, e ao mandar reparar,
conforme já esperava (a chapa dos depósitos é muito fina), furou. Apesar de
ficar soldado e vedado, sabia que por dentro teria que levar um tratamento de
conservação, pois senão rapidamente enferrujaria e acabaria por, mais tarde ou
mais cedo, perder a estanqueidade.
Depois de
muito pesquisar (em Portugal não encontrei nada, claro), consegui em Espanha um
produto próprio americano à base de resinas (Caswell), o qual deu para este
depósito e ainda sobrou para aplicar no depósito da versão B.
Apesar de já
ter um modelo guardado da experiência anterior do autocolantes do depósito da
versão B, com a pintura de origem desta moto, tinha agora um modelo 100%
fidedigno à escala real, pelo que fiz um molde novo do autocolante, que mais
uma vez não foi nada fácil.
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O depósito depois de ser reparada a amolgadela e depois de pintado |
A pintura foi
feita num novo pintor e desta vez ficou cinco estrelas.
O canhão da
ignição não funcionava, mas tinha um das peças da CX500 C. Só que existia uma
diferença, o canhão da C já vinha com o travamento da direcção integrado,
enquanto o da A não o
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Com o novo batente e caixa de direcção |
tem. Aproveitei assim
essa nova possibilidade e como não é visível, fez-se a necessária adaptação com
um batente e o sistema de travamento já existente ficou só para decorar. Nessa
altura também se colocou a nova caixa de direcção, os vedantes e o óleo na
forquilha.
Seguidamente
toca a afiar as unhas com a lixa e a palha de aço, polir e pintar as diversas
partes da moto: motor, bainhas, descanso central e lateral… muitas horinhas não
contabilizadas.
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As peças desgastadas |
Depois veio
aquilo que mais temia: a reparação do motor. Tive ainda que encomendar um kit
de juntas, porque antes tinha-me esquecido de encomendar as juntas da colaça
(são as mais caras). Assim, em Mar2011 procedeu-se à operação com o Hélder da
MotoJovem em Chaves, na qual participei como ajudante de mecânico, eh eh!.
Desmontado o
motor, demos de imediato com a suposta avaria: um dos balancetes estava com um
desgaste extremo, quase a partir e a árvore de cames tinha o excêntrico
desgastado. Bingo!, assunto resolvido! Como tinha as peças da CX500 C, toca a
festejar e a voltar a montar.
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Em fase de montagem |
Só que ao
pormos a moto a funcionar, aquele tac-tac-tac, continuava exactamente igual. O
moral caiu-me ao chão e fui-me embora. No dia seguinte de manhã regressei para
voltarmos a por mãos à obra e o Hélder apresenta-me dois parafusos (que eram do
eixo da cambota) com a rosca toda moída, sendo eles os causadores de todo o
barulho. Tinha feito serão naquela noite para descobrir a verdadeira causa. A
moto agora estava a funcionar de forma impecável.
Mais uma vez
aquilo que parecia previsível, tornou-se imprevisível. Pensava que esta moto ia
ser menos dispendiosa por lhe faltarem menos peças que a outra, mas só daquelas
que eu tinha do lote da CX500 C, utilizei 16 peças, que, se tivesse que as
comprar novas tinha gasto 885€! Por isso para quem pense em restaurar uma moto,
deve ser sempre pessimista e acrescentar outro tanto daquilo que estava a
pensar gastar.
Posto a moto a
funcionar, podia agora disfrutar dela, mas o meu pior sonho fez-se realidade, eh eh! Com
três motos e só um corpo não consegui dar luta a todas e por isso nestes 4 anos
esta moto andou apenas 4.000 Km. De seguida mostra-se em imagens as diferenças, antes e depois do restauro.
09/02/2021
Depois de feita a restauração atrás descrita, houve algo importante que ficou por fazer. Houve duas ocorrências que me conduziram a um problema. Nas duas saídas mais longas que fiz (com mais quilómetros), avariaram-se os dois CDI que tinha de reserva. Como a moto não era essencial no meu dia-a-dia, adiei a sua resolução, até que depois de investigar e assegurar-me qual era o problema real, em 2019 procedi à reparação desse problema, que era uma avaria da bobine/gerador da moto, e por isso tornava-se necessário ser reparada (rebobinar) por uma pessoa acreditada para o efeito. Soube que esta avaria é uma espécie de problema congénito neste modelo, uma espécie de ponto fraco. Sendo um motor longitudinal, a bobine situa-se na parte detrás do mesmo, pelo que, para aceder é necessário tirá-lo para fora.
Assim, um mecânico desmontou-o, enviou a bobine e o CDI ao especialista para rebobinar/reparar e depois voltou a montar. Uns três meses para voltar a ter a moto operacional. A verdade é que valeu a pena. Finalmente tenho a moto a andar a 100%. Acelera bem, até à rotação máxima, sem hesitações. No ano passado pus-lhe uns pneus novos, o novo modelo da Bridgestone, o Battlax BT46. Ainda tem aqueles pelos de quando estão novos, mas quando abrandar isto do Covid-19, espero desfrutar dela.
Desde que tenho a moto até hoje, andei uns míseros 6.860 km, mas cada vez tenho mais gosto em a ter. É como se fizesse parte de mim!
De seguida apresenta-se uma tabela onde estão descriminadas todas as
intervenções que a moto teve ao longo destes anos de restauro.
Data
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Descrição
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Kms
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2001
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Rectificação do motor (anterior proprietário - Sr. César
Ferreira)
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62 000
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06AGO09
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Material usado CX500C (Emanuel Oliveira-917710832); subtraído o
depósito gasolina, vendido no ebay por 70€
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28OUT09
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Compra da moto a César Ferreira (Loures)
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73 289
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02NOV09
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Registo de propriedade em meu nome
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04NOV09
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Correcção do guiador e polimento dos espelhos retrovisores (eu)
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73 779
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11NOV09
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Soldadura da manete travão (Motojovem) e correcção (eu)
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73 800
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10DEZ09
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Vedante (empanque) da bomba de água
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73 800
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14DEZ09
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Escapes Sito (Motojovem)
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73 850
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14DEZ09
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Mão de obra na colocação escapes, arranjo panela escape,
anti-congelante (5€) e vedante da bomba de água (Motojovem)
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73 850
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21JAN10
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Manufactura do suporte traseiro piscas(50€), reparação base
assento,
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24JAN10
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Lixar e pintar base do assento (Mão Obra - eu; tinta spray-5€)
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25JAN10
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Material de origem importado CMS: 1 punho borracha, 1 punho
interior acelerador, 2 espelhos retrovisores, conjunto 2 piscas
traseiros, eixos, parafusos e borrachas, 1 borracha apoio
depósito, 1 pedal mudanças, 1 caixa direcção, 1 cadeado para
capacete, 1 conjunto para bomba travão dianteiro manete (não deu
o modelo comprado) borrachas para tampa lateral, 1 bujão e 2
borrachas vedantes radiador, 2 vedantes forquilha, borracha do
painel de instrumentos, 2 juntas do motor, 4 borrachas para
carenagem do farol (1 para a CX-B)
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26JAN10
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Cromagem do suporte traseiro
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05FEV10
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Capa do assento (chapa)
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08FEV10
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Reparação do depósito combustível
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01ABR10
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Reparação do interior do depósito combustível com resina
(Caswell-Anvil)
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15JUN10
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Autocolante para o depósito (Gráfica Sinal)
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03AGO10
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Reparações feitas por mim - pintura das placas que dizem "Honda"
e "CX500"; polimento e envernizar das bainhas e das
cabeças dos cilindros; lixar e pintar tampa dos fusíveis; lixar,
pintar e polir o cilindro do travão da frente; limpeza e
lubrificação do "sem-fim" da bicha do
conta-quilómetros; ; reparação/desempeno e pintura da barra de
suporte dos piscas da frente; polimento do guarda-lamas da frente;
reparação de perda de ar na roda da frente; limpeza e colocação
de retentores e óleo na forquilha; isolamento com fita de toda a
cablagem electrica; restauração do motor de arranque (limpeza,
lubrificação, pintura e novos vedantes)
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03AGO10
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Feito na Motojovem - reparação e colocação da caixa de
direcção; colocação do canhão de ignição e um novo batente
para travar a direcção; montagem da bomba dos travões e óleo
novo dos travões da frente; novo cabo e bainha da embraiagem.
Mudança de óleo do motor, filtro, óleo do veio de transmissão
e massa lubrificante.
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26JUL10
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Pintura em azul - Tó Zé pintor
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03AGO10
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Tintas em spray, lixa e palha de aço (10 latas - 50€)
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06AGO10
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Polimento do motor (eu)
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24AGO10
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Correcção e substituição do cabo de bateria c/ fusível
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74 000
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10MAR11
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Juntas do motor (ebay,co.uk-patternparts.net)
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74 040
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31MAR11
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Reparação do motor-desmontagem, detecção da avaria (balancete
e árvore de cames e parafusos da distribuição), limpeza e
montagem (Motojovem). Colocação de novo empanque da bomba de
água (35,00€); pintura parcial do quadro.
|
74 040
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06MAI11
|
Novo automático dos piscas (de carro), com adaptação ao
invólucro do antigo dispositivo avariado, parecendo de origem.
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74 375
|
20MAI11
|
Restauração (lixar e pintar) do descanso central e lateral e dos
pousa pés dianteiros (gastei 2 sprays de tinta - 6€)
|
74 450
|
31MAI11
|
Tampas hastes dos piscas dianteiros origem usados (ebay.co.uk)
|
74 450
|
24FEV14
|
Reparação de anel envolvente do farol para cromar - Motojovem
(0€) e correspondente cromagem - Cromagem Triunfante Guimarães
|
77 253
|
17ABR14
|
Mudança de óleo do motor Motul 5100 10W40 (2,5l), massa
lubrificante, acrescentou-se 50 cm3 óleo na forquilha para ficar
mais dura (total 185cm3) e tensão da corrente de distribuição
|
77 260
|
07JUN17
|
Revisão no Chuca: mudança óleo motor 10W40 (2,5l) JASO MA2 API
SL, filtro de óleo, filtro de ar, velas NGK DR 8 ES-L, massa
lubrificante veio, óleo forquilha Champion ATF Dextron III,
valvulina transmissão Petronas API GL5 SAE 80W-90
|
78 586
|
14Jul17
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Bateria 12v
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78 643
|
01JAN18
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Quilómetros registados (andou em 2017 aprox. - 400 Km)
|
78 969
|
01JAN19
|
Quilómetros registados (andou em 2018 - 112 Km)
|
79 081
|
04MAI19
|
Reparação de CDI e toda a bobinagem da moto (Ruben Silva - 914
232 920). Desmontagem e montagem Chuca. Mudança de óleo do motor
Motul 5100 10W40 (2,5l) e liquido de refrigeração
|
79 090
|
01JAN20
|
Quilómetros registados (andou em 2019 - 665 Km)
|
79 746
|
03AGO20
|
Pneus Bridgestone BT46 Battlax 3.25x19 (90€) e 110/90 18 (115€)
na Astro Pneus
|
80 000
|
01JAN21
|
Quilómetros registados (andou em 2020 – 1.050 Km)
|
80 131
|
26JAN21
|
Bateria 12V – Hélder Motojovem
|
80 131
|
28JAN21
|
Mudança de óleo do motor Motul 5100 10W40 (2,5l) e soldar calço
no descanso central para nivelar moto – no Hélder
|
80 150
|
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