CX500 A

Restauração e diário de bordo

 Depois da experiência acumulada na restauração da CX500 B, o material sobressalente comprado com a CX500 C, não consegui resistir à tentação de comprar uma belíssima CX500 A de 1978 que me apareceu num anúncio na internet, notando-se pelas fotos que estava muito mais completa que a versão B.

Consegui ajustar um valor razoável com o seu proprietário, o Sr. César Ferreira de Loures, por 1.000€, que a estava a vender com desgosto. Tinha-a mandado vir da Suíça, através de uma amigo. Era a primeira série do modelo, de 1978 e foi matriculada em Portugal em 19Set95. A pouca sorte começou logo que a recebeu, pois já trazia uma avaria consigo, tinha os bronzes da cambota gripados. Ainda passou uns tempos para resolver a avaria e só em 2001, com 62.000 Km, procedeu à sua rectificação. Findo isso, a pouca sorte não acabou. Continuava a fazer um ruído estranho, dando sintomas de algo que não estava bem.

A moto foi-se degradando com o correr dos anos e chegou a um ponto de não retorno: ou era restaurada ou ia para a sucata e foi nessa altura que decidiu vendê-la. A transacção foi feita em 28Out09, tinha ela 73.289 Km.
A moto antes do regresso, com malas

A moto tinha um ruído esquisito no funcionamento do motor - tac-tac-tac, e preocupava, pois coisa boa não devia ser. Sendo um adepto da aventura, resolvi vir nela de Lisboa a Chaves. Mesmo assim, ao acelerar, ela estirava como se nada fosse, os pneus estavam quase novos e assim chegou ao destino de forma impecável.

Apesar de bastante completa em relação à outra, estava mesmo degradada. Precisava muito de uma pintura geral, tinha os escapes completamente rotos, a direcção tinha uma folga enorme, as suspensões da frente já quase não tinha óleo, precisavam de novos vedantes, nova capa do assento… uf! e o pior de tudo, é que tinha que lhe tirar aquele barulho esquisito e para isso havia que abrir o motor.

A moto tinha caído ao chão anteriormente e por isso a primeira coisa foi endireitar o guiador e soldar a manete do travão.

A bomba de água também não funcionava em condições e foi necessário colocar um vedante, coloquei escapes novos, uma pega para o passageiro(feita à mão), e uma série de material vindo da Holanda com tudo o que faltava, incluindo as juntas das várias partes do motor. Os espelhos retrovisores apesar de ter os dois estavam muito degradados e eram diferentes; por isso resolvi encomendar uns novos. Resumindo, só nesta curta etapa gastei 1.100,00€!

Claro que ainda muito estava para vir.

O depósito apresentava uma grande amolgadela no flanco direito, e ao mandar reparar, conforme já esperava (a chapa dos depósitos é muito fina), furou. Apesar de ficar soldado e vedado, sabia que por dentro teria que levar um tratamento de conservação, pois senão rapidamente enferrujaria e acabaria por, mais tarde ou mais cedo, perder a estanqueidade.

Depois de muito pesquisar (em Portugal não encontrei nada, claro), consegui em Espanha um produto próprio americano à base de resinas (Caswell), o qual deu para este depósito e ainda sobrou para aplicar no depósito da versão B.

Apesar de já ter um modelo guardado da experiência anterior do autocolantes do depósito da versão B, com a pintura de origem desta moto, tinha agora um modelo 100% fidedigno à escala real, pelo que fiz um molde novo do autocolante, que mais uma vez não foi nada fácil.
O depósito depois de ser reparada a amolgadela e depois de pintado

A pintura foi feita num novo pintor e desta vez ficou cinco estrelas.

O canhão da ignição não funcionava, mas tinha um das peças da CX500 C. Só que existia uma diferença, o canhão da C já vinha com o travamento da direcção integrado, enquanto o da A não o
Com o novo batente e caixa de direcção
tem. Aproveitei  assim essa nova possibilidade e como não é visível, fez-se a necessária adaptação com um batente e o sistema de travamento já existente ficou só para decorar. Nessa altura também se colocou a nova caixa de direcção, os vedantes e o óleo na forquilha.

Seguidamente toca a afiar as unhas com a lixa e a palha de aço, polir e pintar as diversas partes da moto: motor, bainhas, descanso central e lateral… muitas horinhas não contabilizadas.


As peças desgastadas
Depois veio aquilo que mais temia: a reparação do motor. Tive ainda que encomendar um kit de juntas, porque antes tinha-me esquecido de encomendar as juntas da colaça (são as mais caras). Assim, em Mar2011 procedeu-se à operação com o Hélder da MotoJovem em Chaves, na qual participei como ajudante de mecânico, eh eh!.


Desmontado o motor, demos de imediato com a suposta avaria: um dos balancetes estava com um desgaste extremo, quase a partir e a árvore de cames tinha o excêntrico desgastado. Bingo!, assunto resolvido! Como tinha as peças da CX500 C, toca a festejar e a voltar a montar.


Em fase de montagem
Só que ao pormos a moto a funcionar, aquele tac-tac-tac, continuava exactamente igual. O moral caiu-me ao chão e fui-me embora. No dia seguinte de manhã regressei para voltarmos a por mãos à obra e o Hélder apresenta-me dois parafusos (que eram do eixo da cambota) com a rosca toda moída, sendo eles os causadores de todo o barulho. Tinha feito serão naquela noite para descobrir a verdadeira causa. A moto agora estava a funcionar de forma impecável.


Mais uma vez aquilo que parecia previsível, tornou-se imprevisível. Pensava que esta moto ia ser menos dispendiosa por lhe faltarem menos peças que a outra, mas só daquelas que eu tinha do lote da CX500 C, utilizei 16 peças, que, se tivesse que as comprar novas tinha gasto 885€! Por isso para quem pense em restaurar uma moto, deve ser sempre pessimista e acrescentar outro tanto daquilo que estava a pensar gastar.

Posto a moto a funcionar, podia agora disfrutar dela, mas o meu pior sonho fez-se realidade, eh eh! Com três motos e só um corpo não consegui dar luta a todas e por isso nestes 4 anos esta moto andou apenas 4.000 Km. De seguida mostra-se em imagens as diferenças, antes e depois do restauro.

09/02/2021
Depois de feita a restauração atrás descrita, houve algo importante que ficou por fazer. Houve duas ocorrências que me conduziram a um problema. Nas duas saídas mais longas que fiz (com mais quilómetros), avariaram-se os dois CDI que tinha de reserva. Como a moto não era essencial no meu dia-a-dia, adiei a sua resolução, até que depois de investigar e assegurar-me qual era o problema real, em 2019 procedi à reparação desse problema, que era uma avaria da bobine/gerador da moto, e por isso tornava-se necessário ser reparada (rebobinar) por uma pessoa acreditada para o efeito. Soube que esta avaria é uma espécie de problema congénito neste modelo, uma espécie de ponto fraco.   Sendo um motor longitudinal, a bobine situa-se na parte detrás do mesmo, pelo que, 
para aceder é necessário tirá-lo para fora. 

Assim, um mecânico desmontou-o, enviou a bobine e o CDI ao especialista para rebobinar/reparar e depois voltou a montar. Uns três meses para voltar a ter a moto operacional.
A verdade é que valeu a pena. Finalmente tenho a moto a andar a 100%. Acelera bem, até à rotação máxima, sem hesitações.
No ano passado pus-lhe uns pneus novos, o novo modelo da Bridgestone, o Battlax BT46. Ainda tem aqueles pelos de quando estão novos, mas quando abrandar isto do Covid-19, espero desfrutar dela.
Desde que tenho a moto até hoje, andei uns míseros 6.860 km, mas cada vez tenho mais gosto em a ter. É como se fizesse parte de mim! 
 

 De seguida apresenta-se uma tabela onde estão descriminadas todas as intervenções que a moto teve ao longo destes anos de restauro.


Data

Descrição

Kms

2001

Rectificação do motor (anterior proprietário - Sr. César Ferreira)

62 000

06AGO09

Material usado CX500C (Emanuel Oliveira-917710832); subtraído o depósito gasolina, vendido no ebay por 70€


28OUT09

Compra da moto a César Ferreira (Loures)

73 289

02NOV09

Registo de propriedade em meu nome


04NOV09

Correcção do guiador e polimento dos espelhos retrovisores (eu)

73 779

11NOV09

Soldadura da manete travão (Motojovem) e correcção (eu)

73 800

10DEZ09

Vedante (empanque) da bomba de água

73 800

14DEZ09

Escapes Sito (Motojovem)

73 850

14DEZ09

Mão de obra na colocação escapes, arranjo panela escape, anti-congelante (5€) e vedante da bomba de água (Motojovem)

73 850

21JAN10

Manufactura do suporte traseiro piscas(50€), reparação base assento,


24JAN10

Lixar e pintar base do assento (Mão Obra - eu; tinta spray-5€)


25JAN10

Material de origem importado CMS: 1 punho borracha, 1 punho interior acelerador, 2 espelhos retrovisores, conjunto 2 piscas traseiros, eixos, parafusos e borrachas, 1 borracha apoio depósito, 1 pedal mudanças, 1 caixa direcção, 1 cadeado para capacete, 1 conjunto para bomba travão dianteiro manete (não deu o modelo comprado) borrachas para tampa lateral, 1 bujão e 2 borrachas vedantes radiador, 2 vedantes forquilha, borracha do painel de instrumentos, 2 juntas do motor, 4 borrachas para carenagem do farol (1 para a CX-B)


26JAN10

Cromagem do suporte traseiro


05FEV10

Capa do assento (chapa)


08FEV10

Reparação do depósito combustível


01ABR10

Reparação do interior do depósito combustível com resina (Caswell-Anvil)


15JUN10

Autocolante para o depósito (Gráfica Sinal)


03AGO10

Reparações feitas por mim - pintura das placas que dizem "Honda" e "CX500"; polimento e envernizar das bainhas e das cabeças dos cilindros; lixar e pintar tampa dos fusíveis; lixar, pintar e polir o cilindro do travão da frente; limpeza e lubrificação do "sem-fim" da bicha do conta-quilómetros; ; reparação/desempeno e pintura da barra de suporte dos piscas da frente; polimento do guarda-lamas da frente; reparação de perda de ar na roda da frente; limpeza e colocação de retentores e óleo na forquilha; isolamento com fita de toda a cablagem electrica; restauração do motor de arranque (limpeza, lubrificação, pintura e novos vedantes)


03AGO10

Feito na Motojovem - reparação e colocação da caixa de direcção; colocação do canhão de ignição e um novo batente para travar a direcção; montagem da bomba dos travões e óleo novo dos travões da frente; novo cabo e bainha da embraiagem. Mudança de óleo do motor, filtro, óleo do veio de transmissão e massa lubrificante.


26JUL10

Pintura em azul - Tó Zé pintor


03AGO10

Tintas em spray, lixa e palha de aço (10 latas - 50€)


06AGO10

Polimento do motor (eu)


24AGO10

Correcção e substituição do cabo de bateria c/ fusível

74 000

10MAR11

Juntas do motor (ebay,co.uk-patternparts.net)

74 040

31MAR11

Reparação do motor-desmontagem, detecção da avaria (balancete e árvore de cames e parafusos da distribuição), limpeza e montagem (Motojovem). Colocação de novo empanque da bomba de água (35,00€); pintura parcial do quadro.

74 040

06MAI11

Novo automático dos piscas (de carro), com adaptação ao invólucro do antigo dispositivo avariado, parecendo de origem.

74 375

20MAI11

Restauração (lixar e pintar) do descanso central e lateral e dos pousa pés dianteiros (gastei 2 sprays de tinta - 6€)

74 450

31MAI11

Tampas hastes dos piscas dianteiros origem usados (ebay.co.uk)

74 450

24FEV14

Reparação de anel envolvente do farol para cromar - Motojovem (0€) e correspondente cromagem - Cromagem Triunfante Guimarães

77 253

17ABR14

Mudança de óleo do motor Motul 5100 10W40 (2,5l), massa lubrificante, acrescentou-se 50 cm3 óleo na forquilha para ficar mais dura (total 185cm3) e tensão da corrente de distribuição

77 260

07JUN17

Revisão no Chuca: mudança óleo motor 10W40 (2,5l) JASO MA2 API SL, filtro de óleo, filtro de ar, velas NGK DR 8 ES-L, massa lubrificante veio, óleo forquilha Champion ATF Dextron III, valvulina transmissão Petronas API GL5 SAE 80W-90

78 586

14Jul17

Bateria 12v

78 643

01JAN18

Quilómetros registados (andou em 2017 aprox. - 400 Km)

78 969

01JAN19

Quilómetros registados (andou em 2018 - 112 Km)

79 081

04MAI19

Reparação de CDI e toda a bobinagem da moto (Ruben Silva - 914 232 920). Desmontagem e montagem Chuca. Mudança de óleo do motor Motul 5100 10W40 (2,5l) e liquido de refrigeração

79 090

01JAN20

Quilómetros registados (andou em 2019 - 665 Km)

79 746

03AGO20

Pneus Bridgestone BT46 Battlax 3.25x19 (90€) e 110/90 18 (115€) na Astro Pneus

80 000

01JAN21

Quilómetros registados (andou em 2020 – 1.050 Km)

80 131

26JAN21

Bateria 12V – Hélder Motojovem

80 131

28JAN21

Mudança de óleo do motor Motul 5100 10W40 (2,5l) e soldar calço no descanso central para nivelar moto – no Hélder

80 150





 

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