Depois de ter
comprado a CX500 B, nunca mais perdi o sentido neste modelo e por isso dava de
vez em quando uma vista de olhos na net para ver se descobria alguma coisa interessante.
Passados cerca
de três anos deparei-me com uma CX500 Custom de 1981 sem documentos na zona de
Aveiro. Atingido pela doença dos restauros, não resisti e com a desculpa de ir
dar um passeio até à zona, desloquei-me para ver o material.
A única foto com ela inteira |
A moto não
trabalhava e não me seduziu muito, mas o dono apresentou-me mais dois motores,
um deles incompletos, um CDI extra e
mais umas quantas peças soltas.
Acabei por
comprar e puseram-me o material em casa.
Ainda consegui
por a trabalhar a moto com a ajuda do meu vizinho, mas estava em muito más
condições (o óleo do motor parecia uma sopa de creme) e com o motor em
funcionamento constatou-se que tinha a cambota gripada ou parecido.
Dei setecentos
euros por aquilo tudo e ainda agora, depois de utilizar muitas peças no
restauro das outras motos ainda não estou muito convencido se fiz bom negócio.
Enquanto tive aquilo montado sentia-me arrependido (nem sequer tirei uma foto
decente daquilo), mas depois de desmontar tudo, incluindo os motores, já não o
vejo tão mal.
Digo isto
porque, para além da utilidade que já me deram, fiquei com praticamente um kit
de peças de reserva para cada uma das versões restauradas, as quais serão cada
vez mais preciosas com a passagem dos anos, e a oferta do mercado com o passar
dos anos será cada vez mais escassa.
Existem em duplicado as seguintes peças:
Um dos carburadores, completamente restaurado |
o Forquilha
o Bombitos
dos travões da frente,
o Par
de discos de travão
o Peças
para o motor
o Carburadores
o Motor
de arranque
o Radiador
o Rodas
da frente e trás
o CDI
(um dos quais está avariado por já ter servido de sobressalente)
o Mesas
de direcção
o Conjunto
da bicha do conta-quilómetros
e ainda um conjunto de travão de tambor, um
braço oscilante completo com o veio de transmissão e grupo cónico, um par de
colectores de escape e mais umas quantas peças e parafusos, algumas delas
específicas da custom, nomeadamente o assento ( o depósito já foi vendido para
França).
De seguida
apresenta-se uma tabela onde se pode ver o material que foi utilizado na
restauração das CX500 A e B:
Material utilizado na CX500 A:
Descrição
|
Kms
|
Valor novo
|
Sub-total
|
Obs
|
Canhão da direcção (modelo de 1980, com tranca no canhão)
|
221,34 €
|
221,34 €
|
||
Simbolo "CX500" da tampa lateral
|
24,99 €
|
246,33 €
|
Não disponível
|
|
Borracha do travão da frente
|
5,95 €
|
252,28 €
|
||
Borracha raspadora de uma forquilha
|
17,85 €
|
270,13 €
|
||
1 punho de borracha
|
8,93 €
|
279,06 €
|
||
Cobertura borracha embraiagem
|
9,52 €
|
288,58 €
|
Não faz parte
deste modelo
|
|
Tampa dos fusíveis da direcção
|
23,21 €
|
311,79 €
|
||
Tampa parafusos das rodas com marca "Honda" (2x6,00€)
|
14,52 €
|
326,31 €
|
Não disponível
|
|
Comutador das luzes máximas
|
0,00 €
|
326,31 €
|
Não disponível-
Só fornecido com
todo o conjunto-87,00€
|
|
Tampa completa do reservatório do radiador
|
12,50 €
|
338,81 €
|
Não disponível
|
|
Tampa do farol traseiro
|
70,21 €
|
409,02 €
|
||
Cabo da bateria com fusível
|
74000
|
35,40 €
|
444,42 €
|
|
Árvore de cames
|
74040
|
345,02 €
|
789,44 €
|
Não disponível
|
Balancete
|
74100
|
79,95 €
|
869,39 €
|
|
Parafuso do eixo da cambota
|
74100
|
11,07 €
|
880,46 €
|
Não disponível
|
Peça metálica do pousa pé dianteiro esquerdo e parafuso
|
74450
|
4,92 €
|
885,38 €
|
Material utilizado na CX500 B:
Descrição
|
Valor novo
|
Sub-total
|
Guarda lamas traseiro conforme origem
|
150,50 €
|
150,50 €
|
Borrachas de apoio do assento (2)
|
10,00 €
|
160,50 €
|
Peças laterais do assento para fixação do cinto (2)
|
0,00 €
|
160,50 €
|
Parafusos fixação dos piscas traseiros (2)
|
4,76 €
|
165,26 €
|
Nota: Quero salientar que as peças aqui discriminadas são indissociáveis das motos restauradas, pelo que de forma alguma serão cedidas ou vendidas à parte.
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