Especificações técnicas


Sem querer ser demasiado extenso, interessa no entanto destacar algumas particularidades de uma máquina que causou surpresa no mercado devido à sua originalidade e tantas soluções técnicas avançadas ou inusuais para a época todas juntas num só motor: refrigeração a água,
O módulo do CDI
arranque exclusivamente eléctrico, transmissão secundária por veio de baixa manutenção, rodas modulares (constituída por várias peças ligadas entre si), carburadores evoluídos tipo CV (constant velocity) ajustados para reduzir as emissões e o sistema electrónico de ignição CDI, que constituía uma unidade independente do restante circuito eléctrico, permitindo que a moto pudesse arrancar por empurrão e funcionar em caso de avaria eléctrica.

Pese embora o posicionamento longitudinal do motor não ser original, com dois cilindros em V, um de cada lado da moto, existia apenas a Moto Guzzi e era  refrigerado a ar. É evidente que estou a referir-me a motos de grande produção, pois dentro de motos de pequena
Victoria Bergmeister refrigerada a ar
produção/artesanais, existe uma infinidade de soluções, como se pode ver na imagem junto, uma Victoria Bergmeister com o motor similar à Moto Guzzi.

Pode-se assim afirmar que o motor longitudinal em V a 80º refrigerado a água e 4 válvulas por cilindro da CX500, é no seu conjunto, único no mundo.

Mas tem ainda outras notas dignas de realce. Na sua concepção, os cilindros foram rodados 22º para fora em relação à posição do motor, para assim as condutas de admissão dos carburadores e caixa do filtro de ar convergirem para o centro, não ocupando tanto espaço e garantindo que as condutas de ar fossem rectas, beneficiando  a alimentação do fluxo de ar.

Posicionamento dos cilindros rodados 22º para o exterior
Por outro lado, os cilindros são de curso curto (diâmetro 78 mm y recorrido 52 mm), o que o torna muito rotativo, atinge 9.000 rpm, dando ao motor um carácter desportivo  e também bastante potente (50 cv) para cilindrada que tem. Ainda agora, passados 36 anos, continua a ser a potência que apresentam as motos actuais.

A embraiagem é contra - rotante em relação ao movimento da cambota, ajudando a anular o movimento de torção inerente a este tipo de motor, que puxa a moto para o lado e suavizando a transmissão da potência ao veio.
O grupo cónico da transmissão por veio



 Na altura era mais comum do que agora, e a CX não ficou de fora, dispondo de veio de transmissão, que a dispensava de qualquer manutenção, para além de uma mudança de 0,17 l de óleo a cada 20.000 Km e um pouco de massa consistente a cada 5.000 Km.

A refrigeração a água impunha ter um radiador devidamente carenado, o qual dava uma forte  personalidade à moto. A circulação de ar é feita por um ventilador com 6 pás de accionamento mecânico que roda solidário com a rotação do motor, sendo que o circuito de água é comandado por um termostato.

Foi realçado na altura do lançamento o facto de ter uma boa luminosidade, por ser equipada com uma lâmpada de halogéneo tipo H4 de 55/60W.

Os dois amortecedores traseiros FVQ (fade very quickly), são reguláveis na pré-carga da mola em 5 posições, e na altura considerou-se serem um dos responsáveis pelo conforto (juntamente com o assento) do conjunto, pese embora terem apenas 85 mm de curso (agora o normal é ter 120 mm).

É de realçar que a CX500, tendo ainda uma dimensão das rodas à moda da época - 19 polegadas à frente e 18 atrás, foi a primeira moto de produção mundial a ser equipada com pneus tubeless (sem câmara de ar). Os aros são de alumínio e os  5"raios" são de aço estampado fixados ao aro por rebites. Na versão B esses raios passaram a ser de alumínio pintados de preto.

A CX500A e algumas da série B, até ao nº de motor 2034419 surgiram com um problema técnico grave, devido a um defeito de fabrico do patim-guia do tensor da corrente de distribuição. Apesar de essa deficiência não afectar todos os motores, levou a que todas as CX com o nº de motor até ao 2045234, fossem chamadas aos concessionários para substituição do patim-guia e outras peças associadas. A partir deste número, foi feita uma alteração sobre a montagem do sistema.

 

Principais características técnicas:

Marca e Modelo
Honda CX 500 A e B
Ano
1978-81
Motor
Motor 4 tempos, 2 cilindros em V a 80º, em posição longitudinal em relação à direcção de andamento; Comando das válvulas por hastes e balancins. Simples árvore de cames (SOHC) sobre elevada, situada ao centro do V dos cilindros. Refrigeração a água.
Lubrificação por carter húmido com capacidade total de 3 litros de óleo SAE 10W40 - 2,5 litros para mudança simples e 2,6 litros com mudança do filtro de óleo.
Peso do motor a seco - 64 Kg
Cilindrada
496 cc
Diâmetro x curso
78 x 52 mm
Taxa de compressão
10,0:1
Carburação
2 carburadores Keihin de 34mm
Ignição
Electrónica integral CDI
Equipamento eléctrico
Alternador trifásico de 170W a 5000 rpm
Tensão de regulação - 14 a 15 volts
Bateria - Yuasa YB 14 L-A2 de 14 Ah de 12 volts Dimensões - Comp-135xLarg-90xAlt-165
Velas - NGK DR 8 ES-L ou ND X 24 ESR-U
Folga do eléctrodo - 0,6 a 0,7 mm
Lâmpadas: farol méd/máx - 12V-55/60W H4 halogéneo; luz presença - 12v - 4W; luz traseira presença/stop - 2x12v - 5/21W; piscas - 4x12V - 21W; luz matrícula - 12V - 10W; iluminação quadro instrumentos - 8x12v - 3,4W
Potência máxima
50 cv @ 9000 rpm
Binário máximo
46 Nm/4,35 m.Kg @ 7000 rpm
Embraiagem
Multidisco em banho de óleo
Caixa transmissão primária/ transmissão secundária
5 velocidades / por veio
Quadro
monoviga aberto (com motor suspenso) em aço
Suspensão dianteira
33mm Showa telescópica com amortecimento hidráulico de 139,5 mm de curso
Suspensão traseira
braço oscilante com amortecedores hidráulicos de 84mm de curso
Travão dianteiro
2 discos de 240mm
Travão traseiro
tambor de 160mm
Roda dianteira
Roda DID(*), 3.25-19
Roda traseira
Roda DID(*), 3.75-18
Pressão dos pneus (Kg/ cm2)
Condutor frente - 2,0 / atrás - 2,0
Cond.+ passageiro - frente - 2,0 / atrás - 2,5
Dimensões (mm)
Comprimento - 2205
Largura - 740
Altura - 1125 (modelo A) / 1170 (modelo B)
Altura do assento - 810
Distância ao solo - 150
Distância entre eixos - 1455
Peso a seco/com gasolina / peso máximo com carga (Kg)
205 / 217 / 397
Repartição peso frente/trás (Kg)
101 / 116
Capacidade do depósito de combustível
17 litros (3,5 l reserva)
Consumo médio (l/100 Km)
Aproximadamente 6 litros
Aceleração 0-400m  
14.0 sec / 150 Km/h
Velocidade máxima
180 Km/h

(*) Os manuais falam na marca Comstar, mas todos os modelos na minha posse tem rodas DID.

 

Panfleto da altura sobre a versão A:
 

Panfleto da altura sobre a versão B:

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