Restauração e
diário de bordo
O desejo de
ter uma clássica era tão grande que tive a sorte de me vir bater uma à porta de
casa! Mesmo à frente da minha casa estacionou aquela que viria a ser a minha
primeira experiência no difícil trilho da restauração.
Depois de obter
a referência do dono, consegui negociar com ele um valor bem contido - 800€,
estando ciente e tendo-o convencido de que restaurar uma moto é muito caro.
Mesmo assim não imaginava o que me esperava. Comprei-a em 03Jun07. O modelo é a
versão B da primeira série que foi lançada em 1980-81 e foi matriculada pela
primeira vez em França, em 19Mar82. Mais tarde veio para Portugal e foi
matriculada em 20Mar92.
Pouco tempo depois de ter sido comprada |
Apesar do motor funcionar muito bem e o conta-quilómetros só marcar 33.600 Km, a realidade é que não estava em
condições de circular. Os pneus estavam duros e quadrados, não travava nem à
frente nem atrás e tudo que era regulável, estava desregulado ou deformado!
A moto era azul
de origem (igual à versão A que se juntou a esta) e inclusivamente tive que desembolsar
mais 30€ para alterar a cor nos documentos e assim conservar o vermelho de que tanto
gostava.
A minha primeira
acção foi pô-la em condições de rolar: uma revisão geral de mudança de óleos e
filtros, pastilhas de travão, manetes novas e alguns vedantes, inclusive os da
suspensão da frente e pneus.
Os pneus |
Os pneus foi
um pouco mais complicado obtê-los nas medidas de origem, por a largura ainda ser
em polegadas 3.25 19 à frente e 3.75 18 atrás. Elegi uns Bridgestone Battlax
BT45, mas não havia esse modelo disponível em Portugal e por isso tive que
encomendá-los por internet no motopneucity.com. Mesmo assim só arranjei na
medida 4.00 (equivalente a 100 mm de largura) para o traseiro.
Havia uma
série de peças que faltavam. Um dos donos que a moto teve (o estraga-a-tábua) fez
para ali uma série de intervenções que a limpou de todas as peças que mais a
caracterizavam. O descanso central também foi uma delas e foi a única que
consegui comprar no concessionário oficial e para isso tive que perder o amor a
97,00€!
Entretanto
informaram-me de um comércio de peças novas para clássicas por internet
(www.cmsnl.com), e foi esse fornecedor que acabou por me dotar das peças que me
faltavam (piscas, guarda lamas interior, parafusos, porcas e borrachas), pese
embora os preços fossem algo elevados, juntamente com os custos de transporte.
O assento
também foi um bico de obra. Para além de ter que lhe acrescentar ao comprimento
(ver no capítulo de algumas histórias singulares), a chapa estava comida pela
ferrugem nas partes laterais. Levei-a a um estofador local, mas o serviço foi
fraco e só mais tarde descobri um bom estofador e assim tive que repetir a
dose.
O biscato
seguinte foi a pintura. A cor já estava escolhida - o vermelho, mas tinha um
assunto para resolver, o autocolante do depósito. Como não consegui nenhum de
forma alguma, tive que meter mãos à obra e, com as imagens que tinha
disponíveis e muita paciência, lá tracei um à mão e levei-o a uma gráfica para
o aperfeiçoar e reproduzir, tendo o trabalho final ficado muito satisfatório. O
trabalho de pintura ficou abaixo do nível do razoável e por isso a não repeti
(tinha muitos grumos e ao confrontar o pintor, ele achou que era natural
existirem).
Depois procedi
a uma operação de que ninguém gosta e que estraga as unhas e áreas envolventes (eh eh): polir o motor com escovas e palha de aço. Uf! que trabalhão e ainda por
cima aquele motor está cheio curvas e aletas de refrigeração.
Colocação dos autocolantes no depósito |
Entretanto, com
a venda da minha incombustível Suzuki GSX750F em 2008 (115.000Km sem qualquer
problema), a CX passou a ser o meu veículo do dia-a-dia e dos passeios e por
isso começou a fazer bastantes quilómetros.
E com os
quilómetros surgiram algumas pequenas avarias que foi necessário resolver:
desentupimento do radiador, novo termostato, vedante da bomba de água, nada
demais.
Feitas as
peças que não consegui arranjar de origem (pega para o passageiro e protectores
do escapes) passou-se à parte da cromagem, que é uma operação que por estes
lados sai sempre cara (feita através de intermediários) e de qualidade
duvidosa. Foi enviar, receber e pagar (e não bufar).
O grosso da
restauração já tinha sido feito. Estava em meados de 2009 e a partir de aqui as
intervenções passaram a ser de pequena monta, conforme ia constatando da sua
falta ou quando surgia a oportunidade de adquirir.
De entre todo o
material usado que vinha com a CX500 C (ver artigo sobre o assunto), vinha no lote uma traseira
completa do guarda -lamas/porta-farol e matrícula, e como o da moto tinha sido
cortado pelo um dos anteriores donos, tratei de pintar na cor da moto a peça
recém-adquirida.
Pintura do porta-matrícula/guarda-lamas |
Do conjunto de
peças adquiridas ainda aproveitei um par de preciosas peças laterais que fixa
o cinto ao assento e que também anteriormente tinha sido feitas de forma
artesanal, mas que mesmo bem feitas nunca são como as de origem.
Peças originais do cinto do assento |
Percorridos
11.000Km, foi necessário meter mais um par de Bridgestone, que mais uma vez
tive que mandar pela net.
Em Janeiro de
2010, com o início da restauração da versão A, aproveitei para mandar vir da
Holanda (cmsnl) mais umas borrachas, um
autocolante da tampa lateral esquerda e o mais importante, o casquilho interior
do punho do acelerador, pois o que estava em uso estava parcialmente partido.
Em 10Ago10, ao
fazer o tratamento com resina do depósito da versão A, aproveitei o produto
sobrante da Caswell (dos EUA) e também o fiz a esta moto, só que neste a
operação foi muito mais trabalhosa, pois tinha que proteger a pintura de algum salpico e com isso tive que o isolar
muito bem.
Como uma coisa
chama a outra, tendo-o feito à versão A, também procedi ao isolamento da
cablagem eléctrica e à adaptação de um novo porta-fusível da bateria.
Isolamento do depósito para tratar com resina |
Nos últimos 3
anos apenas adquiri umas quantas peças através do ebay (algumas bem preciosas):
a caixa de ferramentas, uns escapes novos, a protecção inferior do depósito em
borracha, as protecções de escape originais, que ainda tive que mandar reparar
e cromar juntamente com outro material da versão A e o comutador de luzes
méd-máx,. Para adquirir esse pequeno botão tive que comprar todo o conjunto do comando
esquerdo e com isso lá foram 43,80€!
Uma moto usada
nunca está restaurada, em especial quando está em uso. Apesar de agora apenas
servir para pequenos deslocamentos na cidade e participar num ou outro evento
de clássicas, só de olhar para ela, acaba-se por descobrir qualquer coisa por
fazer. Uma delas, porque a pintura já tem quase 7 anos, é voltar a pintá-la, de
vermelho, mas desta vez mais escuro, metalizado. Vai ficar um espanto!
Foto comparativa:
De seguida
pode-se ver uma tabela onde estão discriminadas todas as intervenções que teve
ao longo destes anos. Da mesma forma que não se deve dizer a idade das
senhoras, penso que não devo apresentar os valores gastos em cada intervenção.
Data
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Descrição
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Kms
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03JUN07
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Compra da
moto a Carlos Manuel.
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05JUN07
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Transferência
do registo de propriedade do certificado de matricula.
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16JUL07
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Revisão
(óleo motor, filtro ar, filtro óleo, anti-gelo refrigeração, óleo de travões)
e material - manete esquerda e direita, maxilas do travão traseiro, 2
vedantes da suspensão da frente, 2 guarda pó suspensão, 1 vedante alavanca
velocidades, 1 par de punhos.
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33.600
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18JUL07
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Alteração
da cor azul para vermelha no certificado de matricula.
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02AGO07
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2 pares de
pastilhas travão da frente Ferodo
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04SET07
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Pneus
Bridgestone BT45 Battlax 3.25x19 e 4.00x18
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04SET07
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Colocação
pneus na Motojovem
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11OUT07
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Descanso
central e mola.
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21NOV07
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Material
de origem importado da Holanda (CMS) - 1 guarda-lamas traseiro, 2 lentes dos
piscas laranja, anilhas, parafusos e eixos.
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13DEZ07
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Mão de
obra de colocação de material e outro feito de forma artesanal - MotoJovem
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01FEV08
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Nova capa
do assento e posterior correcção (10€-17Jun08) - Jaime
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29FEV08
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Mão de
obra de material feito de forma artesanal - MotoJovem
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31MAI08
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Limpeza de
radiador de água, substituição termostato e M.O.-Motojovem
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11JUL08
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Reparação
de curto-circuito de fios do arranque do motor - Branco
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OUT08
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Polimento
do motor
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15NOV08
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Autocolantes
para o depósito - Gráfica Sinal
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20NOV08
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Pintura da
moto - S3
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DEZ08
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Cromagem
de protectores escapes e pega do passageiro
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DEZ08
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Revisão
(óleo motor, filtro ar, filtro óleo), montagem/desmontagem moto, pintura
verniz bainhas e cabeças cilindros, colocação chaveta descanso central.
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37.400
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09ABR09
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Substituição
do vedante da bomba de água e 2 O-rings.
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38.300
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19MAI09
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Material
de origem diverso importado da Holanda (CMS) - retrovisores esquerdo e direito, 1 par de
punhos, 2 lentes dos pisca laranja, 1 base do pisca.
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31MAI09
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Recuperação
da protecção lateral do motor (acessório)-Motojovem
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39.500
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16JUL09
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Filtro de
ar (Irmãos Cruz)
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16JUL09
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Acessórios
travagem tubos em malha de aço (Moto Cruz)
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41.300
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24JUL09
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Instalação
dos acessórios de travagem (Moto Jovem)
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41.400
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24JUL09
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Arranjo do
vedante do cilindro direito (Moto Jovem)
|
41.400
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27JUL09
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Limpeza e
afinação dos carburadores (Moto Jovem)
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41.500
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06AGO09
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Material
usado CX500 (Emanuel Oliveira-917710832)
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07SET09
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Pintura do
guarda-lamas/porta-matricula - supercolor (Manuel)
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43.000
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24SET09
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Mudança
óleo (2,5 l - 30€) e filtro (7,5€) (cada 10.000 Kms)-Motojovem
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43.500
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14DEZ09
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Pneus
Bridgestone BT45 Battlax 3.25x19 e 4.00x18 e colocação na Motojovem (20€)
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44.150
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25JAN10
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Material
CMS- 3 borrachas painéis laterais (3€), 2 borrachas para farol frente (5€), casquilho
interior punho acelerador (9,50€), autocolante painel lateral esq.
(3,50€)+IVA 19%.
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18FEV10
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Mudança
óleo veio (cada 20.000 km) e injectar massa lubrificante (cada 5.000 Km)
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44.800
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13MAR10
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Reparação
da base (10€) e nova capa do assento
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24MAR10
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Afinação
das válvulas e da corrente de distribuição (Chuca)
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44.500
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25MAR10
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Filtro de
ar (Irmãos Cruz)
|
44.500
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04AGO10
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Soldar
batente em verga de ferro no descanso lateral, lixar e pintar a peça
(Motojovem e eu)
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48.000
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10AGO10
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Reparação
do interior do depósito combustível com resina (Caswell-Anvil)
|
48.900
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23AGO10
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Isolamento
com fita de toda a cablagem electrica, correcção dos apoios inferiores da
máscara do farol e adaptação de um novo porta-fusível no cabo da bateria
|
48.900
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01SET10
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Restauração
do motor de arranque (limpeza, lubrificação, pintura e novos vedantes)
|
48.900
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06SET10
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Pintura do
guarda-lamas/porta-matricula - Tó Zé pintor
|
48.900
|
20SET10
|
Mudança do
óleo do motor 10W40
|
49.000
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20JUN11
|
Caixa de
ferramentas (ebay.co.uk)
|
50.050
|
19SET11
|
Mudança do óleo do motor 10W40 (cada
5000 Kms)
|
50.300
|
15NOV12
|
Mudança do
óleo do motor 10W40 (cada 5.000 Kms),
mudança filtro de óleo (cada 10.000 Kms) afinação válvulas (cada
10.000 Kms) e corrente de distribuição (cada
5.000Kms),
injectada massa lubrificante no veio de transmissão (cada 5.000 Km),
pastilhas de travão discos da frente (anteriores
duraram 17.800 Kms), mudança do óleo dos travões. Bateria nova.
|
51.400
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28JUN13
|
Escapes
novos (ebay - kickstart.de)
|
52.057
|
01JUL13
|
Protectores
escapes originais (ebay-motorradplanetlafleur - Alemanha)
|
52.060
|
01AGO13
|
Protecção
inferior borracha depósito (ebay - Witney MotorBike Breakers Ltd-UK)
|
52.100
|
08JAN14
|
Elaboração
artesanal e colocação de dois casquilhos para aparafusar farol ao seu
alojamento; preparação das peças para
cromar (protectores laterais e protectores de escape) - Motojovem
|
52.270
|
21JAN14
|
Botão de
comando máx-méd (Hi-Lo) da pinha de comando esquerdo (ebay-gentro-shop
Alemanha)
|
52.270
|
24FEV14
|
Cromagem
de 7 peças: protecção motor quedas laterais (2); aro do farol (1); peças
pequenas roda frente (2); protecções escapes (2) - Cromagem
Triunfante-Guimarães
|
52.270
|
14MAR14
|
Elaboração
de mola com corrente para prender tampão da gasolina ao depósito (Motojovem)
|
52.359
|
Pintura de
preto das partes visíveis do quadro (Eu)
|
||
Colocação
dos escapes novos
|
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