CX500 B


Restauração e diário de bordo

O desejo de ter uma clássica era tão grande que tive a sorte de me vir bater uma à porta de casa! Mesmo à frente da minha casa estacionou aquela que viria a ser a minha primeira experiência no difícil trilho da restauração.

Depois de obter a referência do dono, consegui negociar com ele um valor bem contido - 800€, estando ciente e tendo-o convencido de que restaurar uma moto é muito caro. Mesmo assim não imaginava o que me esperava. Comprei-a em 03Jun07. O modelo é a versão B da primeira série que foi lançada em 1980-81 e foi matriculada pela primeira vez em França, em 19Mar82. Mais tarde veio para Portugal e foi matriculada em 20Mar92.
Pouco tempo depois de ter sido comprada

Apesar  do motor funcionar muito bem e  o conta-quilómetros só marcar 33.600 Km, a realidade é que não estava em condições de circular. Os pneus estavam duros e quadrados, não travava nem à frente nem atrás e tudo que era regulável, estava desregulado ou deformado!

A moto era azul de origem (igual à versão A que se juntou a esta) e inclusivamente tive que desembolsar mais 30€ para alterar a cor nos documentos e assim conservar o vermelho de que tanto gostava.

A minha primeira acção foi pô-la em condições de rolar: uma revisão geral de mudança de óleos e filtros, pastilhas de travão, manetes novas e alguns vedantes, inclusive os da suspensão da frente e pneus.
Os pneus
Os pneus foi um pouco mais complicado obtê-los nas medidas de origem, por a largura ainda ser em polegadas 3.25 19 à frente e 3.75 18 atrás. Elegi uns Bridgestone Battlax BT45, mas não havia esse modelo disponível em Portugal e por isso tive que encomendá-los por internet no motopneucity.com. Mesmo assim só arranjei na medida 4.00 (equivalente a 100 mm de largura) para o traseiro.

Havia uma série de peças que faltavam. Um dos donos que a moto teve (o estraga-a-tábua) fez para ali uma série de intervenções que a limpou de todas as peças que mais a caracterizavam. O descanso central também foi uma delas e foi a única que consegui comprar no concessionário oficial e para isso tive que perder o amor a 97,00€!

Entretanto informaram-me de um comércio de peças  novas para clássicas por internet (www.cmsnl.com), e foi esse fornecedor que acabou por me dotar das peças que me faltavam (piscas, guarda lamas interior, parafusos, porcas e borrachas), pese embora os preços fossem algo elevados, juntamente com os custos de transporte.

O assento também foi um bico de obra. Para além de ter que lhe acrescentar ao comprimento (ver no capítulo de algumas histórias singulares), a chapa estava comida pela ferrugem nas partes laterais. Levei-a a um estofador local, mas o serviço foi fraco e só mais tarde descobri um bom estofador e assim tive que repetir a dose.

O biscato seguinte foi a pintura. A cor já estava escolhida - o vermelho, mas tinha um assunto para resolver, o autocolante do depósito. Como não consegui nenhum de forma alguma, tive que meter mãos à obra e, com as imagens que tinha disponíveis e muita paciência, lá tracei um à mão e levei-o a uma gráfica para o aperfeiçoar e reproduzir, tendo o trabalho final ficado muito satisfatório. O trabalho de pintura ficou abaixo do nível do razoável e por isso a não repeti (tinha muitos grumos e ao confrontar o pintor, ele achou que era natural existirem).


Colocação dos autocolantes no depósito
Depois procedi a uma operação de que ninguém gosta e que estraga as unhas e áreas envolventes (eh eh): polir o motor com escovas e palha de aço. Uf! que trabalhão e ainda por cima aquele motor está cheio curvas e aletas de refrigeração.

Entretanto, com a venda da minha incombustível Suzuki GSX750F em 2008 (115.000Km sem qualquer problema), a CX passou a ser o meu veículo do dia-a-dia e dos passeios e por isso começou a fazer bastantes quilómetros.
E com os quilómetros surgiram algumas pequenas avarias que foi necessário resolver: desentupimento do radiador, novo termostato, vedante da bomba de água, nada demais.

Feitas as peças que não consegui arranjar de origem (pega para o passageiro e protectores do escapes) passou-se à parte da cromagem, que é uma operação que por estes lados sai sempre cara (feita através de intermediários) e de qualidade duvidosa. Foi enviar, receber e pagar (e não bufar).

O grosso da restauração já tinha sido feito. Estava em meados de 2009 e a partir de aqui as intervenções passaram a ser de pequena monta, conforme ia constatando da sua falta ou quando surgia a oportunidade de adquirir.


Pintura do porta-matrícula/guarda-lamas
De entre todo o material usado que vinha com a CX500 C (ver artigo sobre o assunto), vinha no lote uma traseira completa do guarda -lamas/porta-farol e matrícula, e como o da moto tinha sido cortado pelo um dos anteriores donos, tratei de pintar na cor da moto a peça recém-adquirida.
Do conjunto de peças adquiridas ainda aproveitei um par de preciosas peças laterais que fixa o cinto ao assento e que também anteriormente tinha sido feitas de forma artesanal, mas que mesmo bem feitas nunca são como as de origem.
Peças originais do cinto do assento

Percorridos 11.000Km, foi necessário meter mais um par de Bridgestone, que mais uma vez tive que mandar pela net.
 
Em Janeiro de 2010, com o início da restauração da versão A, aproveitei para mandar vir da Holanda  (cmsnl) mais umas borrachas, um autocolante da tampa lateral esquerda e o mais importante, o casquilho interior do punho do acelerador, pois o que estava em uso estava parcialmente partido.

Em 10Ago10, ao fazer o tratamento com resina do depósito da versão A, aproveitei o produto sobrante da Caswell (dos EUA) e também o fiz a esta moto, só que neste a operação foi muito mais trabalhosa, pois tinha que proteger a pintura de  algum salpico e com isso tive que o isolar muito bem.

Isolamento do depósito para tratar com resina
Como uma coisa chama a outra, tendo-o feito à versão A, também procedi ao isolamento da cablagem eléctrica e à adaptação de um novo porta-fusível da bateria.
Nos últimos 3 anos apenas adquiri umas quantas peças através do ebay (algumas bem preciosas): a caixa de ferramentas, uns escapes novos, a protecção inferior do depósito em borracha, as protecções de escape originais, que ainda tive que mandar reparar e cromar juntamente com outro material da versão A e o comutador de luzes méd-máx,. Para adquirir esse pequeno botão tive que comprar todo o conjunto do comando esquerdo e com isso lá foram 43,80€!


Uma moto usada nunca está restaurada, em especial quando está em uso. Apesar de agora apenas servir para pequenos deslocamentos na cidade e participar num ou outro evento de clássicas, só de olhar para ela, acaba-se por descobrir qualquer coisa por fazer. Uma delas, porque a pintura já tem quase 7 anos, é voltar a pintá-la, de vermelho, mas desta vez mais escuro, metalizado. Vai ficar um espanto!




Foto comparativa:

 
De seguida pode-se ver uma tabela onde estão discriminadas todas as intervenções que teve ao longo destes anos. Da mesma forma que não se deve dizer a idade das senhoras, penso que não devo apresentar os valores gastos em cada intervenção. 

Data
Descrição
Kms
03JUN07
Compra da moto a Carlos Manuel.
05JUN07
Transferência do registo de propriedade do certificado de matricula.
16JUL07
Revisão (óleo motor, filtro ar, filtro óleo, anti-gelo refrigeração, óleo de travões) e material - manete esquerda e direita, maxilas do travão traseiro, 2 vedantes da suspensão da frente, 2 guarda pó suspensão, 1 vedante alavanca velocidades, 1 par de punhos.
33.600
18JUL07
Alteração da cor azul para vermelha no certificado de matricula.
02AGO07
2 pares de pastilhas travão da frente Ferodo
04SET07
Pneus Bridgestone BT45 Battlax 3.25x19 e 4.00x18
04SET07
Colocação pneus na Motojovem
11OUT07
Descanso central e mola.
21NOV07
Material de origem importado da Holanda (CMS) - 1 guarda-lamas traseiro, 2 lentes dos piscas laranja, anilhas, parafusos e eixos.
13DEZ07
Mão de obra de colocação de material e outro feito de forma artesanal - MotoJovem
01FEV08
Nova capa do assento e posterior correcção (10€-17Jun08) - Jaime
29FEV08
Mão de obra de material feito de forma artesanal - MotoJovem
31MAI08
Limpeza de radiador de água, substituição termostato e M.O.-Motojovem
11JUL08
Reparação de curto-circuito de fios do arranque do motor - Branco
OUT08
Polimento do motor
15NOV08
Autocolantes para o depósito - Gráfica Sinal
20NOV08
Pintura da moto - S3
DEZ08
Cromagem de protectores escapes e pega do passageiro
DEZ08
Revisão (óleo motor, filtro ar, filtro óleo), montagem/desmontagem moto, pintura verniz bainhas e cabeças cilindros, colocação chaveta descanso central.
37.400
09ABR09
Substituição do vedante da bomba de água e 2 O-rings.
38.300
19MAI09
Material de origem diverso importado da Holanda (CMS) -  retrovisores esquerdo e direito, 1 par de punhos, 2 lentes dos pisca laranja, 1 base do pisca.
31MAI09
Recuperação da protecção lateral do motor (acessório)-Motojovem
39.500
16JUL09
Filtro de ar (Irmãos Cruz)
16JUL09
Acessórios travagem tubos em malha de aço (Moto Cruz)
41.300
24JUL09
Instalação dos acessórios de travagem (Moto Jovem)
41.400
24JUL09
Arranjo do vedante do cilindro direito (Moto Jovem)
41.400
27JUL09
Limpeza e afinação dos carburadores (Moto Jovem)
41.500
06AGO09
Material usado CX500 (Emanuel Oliveira-917710832)
07SET09
Pintura do guarda-lamas/porta-matricula - supercolor (Manuel)
43.000
24SET09
Mudança óleo (2,5 l - 30€) e filtro (7,5€) (cada 10.000 Kms)-Motojovem
43.500
14DEZ09
Pneus Bridgestone BT45 Battlax 3.25x19 e 4.00x18 e colocação na Motojovem (20€)
44.150
25JAN10
Material CMS- 3 borrachas painéis laterais (3€), 2 borrachas para farol frente (5€), casquilho interior punho acelerador (9,50€), autocolante painel lateral esq. (3,50€)+IVA 19%.
18FEV10
Mudança óleo veio (cada 20.000 km) e injectar massa lubrificante (cada 5.000 Km)
44.800
13MAR10
Reparação da base (10€) e nova capa do assento
 
24MAR10
Afinação das válvulas e da corrente de distribuição (Chuca)
44.500
25MAR10
Filtro de ar (Irmãos Cruz)
44.500
04AGO10
Soldar batente em verga de ferro no descanso lateral, lixar e pintar a peça (Motojovem e eu)
48.000
10AGO10
Reparação do interior do depósito combustível com resina (Caswell-Anvil)
48.900
23AGO10
Isolamento com fita de toda a cablagem electrica, correcção dos apoios inferiores da máscara do farol e adaptação de um novo porta-fusível no cabo da bateria
48.900
01SET10
Restauração do motor de arranque (limpeza, lubrificação, pintura e novos vedantes)
48.900
06SET10
Pintura do guarda-lamas/porta-matricula - Tó Zé pintor
48.900
20SET10
Mudança do óleo do motor 10W40
49.000
20JUN11
Caixa de ferramentas (ebay.co.uk)
50.050
19SET11
Mudança do óleo do motor 10W40 (cada 5000 Kms)
50.300
15NOV12
Mudança do óleo do motor 10W40 (cada 5.000 Kms), mudança filtro de óleo (cada 10.000 Kms) afinação válvulas (cada 10.000 Kms) e corrente de distribuição (cada 5.000Kms),  injectada massa lubrificante no veio de transmissão (cada 5.000 Km), pastilhas de travão discos da frente (anteriores duraram 17.800 Kms), mudança do óleo dos travões. Bateria nova.
51.400
28JUN13
Escapes novos (ebay - kickstart.de)
52.057
01JUL13
Protectores escapes originais (ebay-motorradplanetlafleur - Alemanha)
52.060
01AGO13
Protecção inferior borracha depósito (ebay - Witney MotorBike Breakers Ltd-UK)
52.100
08JAN14
Elaboração artesanal e colocação de dois casquilhos para aparafusar farol ao seu alojamento; preparação das peças  para cromar (protectores laterais e protectores de escape) - Motojovem
52.270
21JAN14
Botão de comando máx-méd (Hi-Lo) da pinha de comando esquerdo (ebay-gentro-shop Alemanha)
52.270
24FEV14
Cromagem de 7 peças: protecção motor quedas laterais (2); aro do farol (1); peças pequenas roda frente (2); protecções escapes (2) - Cromagem Triunfante-Guimarães
52.270
14MAR14
Elaboração de mola com corrente para prender tampão da gasolina ao depósito (Motojovem)
52.359
 
Pintura de preto das partes visíveis do quadro (Eu)
 
 
Colocação dos escapes novos
 

 


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